157 anos da Caixa: Bancários de BH realizam ato em defesa da banco público

Empregadas e empregados da Caixa em todo o Brasil realizam, nesta sexta-feira, 12 de janeiro, atos para comemorar o aniversário de 157 anos da Caixae reforçar a luta em defesa da instituição. Em Belo Horizonte, o Sindicato realizou um ato em frente à agência Tupinambás e distribuiu informativos que destacam o papel social do banco 100% público e sua importância para o desenvolvimento do país.

Diante da política neoliberal implementada pelo governo Temer, a mobilização dos trabalhadores é fundamental para impedir o desmonte da Caixa. Além de reestruturações e corte no número de empregados, o governo já vem mostrando que pretende reduzir a força das políticas sociais executadas pelo banco e inclusive já sinalizou para o fatiamento e para a venda de partes da Caixa.

Para Fernando Arantes, empregado da Caixa e diretor do Sindicato, o enfrentamento dessas políticas de sucateamento dos bancos públicos é de extrema relevância em tempos onde o que é público e, portanto, acessível à maior parte da população, é atacado de maneira sistemática.

“Empregadas, empregados da Caixa e toda a população devem estar conscientes de que os bancos públicos exercem um papel fundamental para a nossa economia e desenvolvimento. Além disto, são provas da eficiência que uma empresa pública pode alcançar em matéria de lucratividade e acolhimento à população. É fundamental que os bancos públicos continuem fortes e orientados para os interesses dos brasileiros que mais precisam de políticas e serviços públicos. Não há nenhum motivo para que a CAIXA deixe de ser 100% pública, a não ser a ganância e falta de compromisso com o Brasil de uns poucos que não irão vencer muitos que somos nós”, afirmou Fernando.

A manutenção da Caixa100% pública é essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Além de ser responsável pela maior parte do crédito habitacional do país, o banco administra o Bolsa Família e também os recursos do FGTS.

Nesta data, o Sindicato cumprimenta a todas e todos os companheiros que enfrentam diariamente o desafio de superar as dificuldades que a atual redução de pessoal na Caixa, além de outras questões estruturais e políticas, tem provocado nas unidades. Este empenho e dedicação é que mantêm vivas as expectativas e a confiança que a população deposita na empresa.

Parabéns à Caixa pelos seus 157 anos! E que a categoria siga mobilizada e mobilizando a população em defesa deste patrimônio nacional.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram