Caixa: Superintendência Norte transforma bancários em cobradores

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro tem recebido várias denúncias de que a Superintendência Norte da Caixa Econômica Federal estaria obrigando os empregados a realizarem cobranças, a maioria direcionadas às empresas, nos endereços dos clientes.
“A prática coloca os bancários em risco. Não é novidade para ninguém, que a Zona Norte é a região mais violenta do Rio de Janeiro. Vários empregados nos relataram que se depararam com situações de violência, ao se dirigem aos locais para fazerem as cobranças das empresas, a maioria localizada em áreas consideradas de risco, segundo dados da própria Secretaria de Segurança do Estado”, afirma o vice-presidente do sindicato, Paulo Matileti.

Na avaliação do sindicalista, além de desrespeitar a Convenção Coletiva, que não permite o trabalho externo dos bancários, desvirtuando a função da categoria, a prática é “desumana e irresponsável”.
“A Caixa possui todos os mecanismos tecnológicos e estrutura jurídica para realizar o trabalho das cobranças, sem precisar colocar em risco a vida dos bancários”, acrescenta.
Matileti disse ainda que o Sindicato vai entrar em contato com a Superintendência, para suspender esta determinação.
“Caso o banco não solucione o problema nós vamos tomar todas as providências cabíveis para responsabilizar a Caixa em caso de qualquer prejuízo para a integridade física ou constrangimento dos funcionários”, conclui.