“Conselheiros no País são homens, brancos e da área financeira”, revela pesquisa divulgada pelo jornal Valor

O jornal Valor publica nesta segunda, 5, o estudo inédito "Perfil dos Conselhos de Administração", organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG). Segundo a pesquisa, quem ocupa assento nas salas dos conselhos das empresas brasileiras ainda é homem (92%), formado em engenharia (27,6%), administração (21,4%), economia (15,6%) ou direito (13,3%) e exibe cabelos grisalhos – 80% têm mais de 50 anos de idade. Foram ouvidas 339 companhias.

Apesar de diversidade ser o tema do momento nos conselhos, segundo a reportagem, a composição dos conselhos ainda é bastante homogênea, seguindo o perfil revelado no estudo. E o recrutamento dos conselheiros também continua ocorrendo por indicação na maior parte das vezes. “Para representa-los no Conselho de Administração, os empregados da Caixa já conquistaram o direito ao voto. Agora é preciso garantir que esse representante eleito não vá falar apenas em nome de um segmento, mas de todos, e ampliar a participação feminina no CA”, destaca a candidata da Chapa 1, Rita Serrano. Eleger uma mulher para o cargo é dar voz também às bancárias da Caixa e fortalecer a igualdade de oportunidades no banco.

Garantir diversidade no Conselho dará mais efetividade ao planejamento da Caixa, fortalecerá uma gestão democrática e a representatividade de quem de fato constrói a empresa, que são seus 95 mil empregados.

Novos apoios à Chapa 1 vêm de representantes da Fetec e sindicatos. Assista no facebook da Chapa 1

Participam dos depoimentos:

Aline Molina – presidente da Fetec-São Paulo
Eliana Brasil – presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte
Helyany Gomes Oliveira – secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Ipatinga (MG) e Fetrafi-MG
Belmiro Moreira – presidente do Sindicato dos Bancários do ABC
Dionísio Reis Siqueira – diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo