CUT Piauí realiza Seminário de formação para Congresso do Povo

A Central Única dos Trabalhadores – CUT-PI realizou na quinta-feira (19) o Seminário de Preparação para o Congresso do Povo. Várias lideranças e representações trabalhistas e sindicais se reuniram no evento, que acontece no auditório do Sindicato dos Bancários, Centro de Teresina. Na abertura foi apresentada a Cartilha do Congresso do Povo, além de painel sobre conjuntura nacional e estadual.

Para o presidente do SEEBF-PI, Arimatea Passos, destacou importância do Congresso do Povo como mais uma instância de mobilização social. “No momento que estamos vivendo é fundamental nos levantarmos. Levar ao povo a realidade e os caminhos para nos unirmos e lutarmos por nossos direitos, por um país mais justo e digno para todos. Essa é nossa missão e neste evento começamos a traçar essas estratégias para este Congresso do Povo”.

Entre os presentes, muitas das falas apontaram para questões do contexto político e social atual, o mau uso da mídia, como fake news, prisão indevida do ex-presidente Lula, direitos sociais, soberania nacional, auditoria da dívida pública, entre outros temas.

O presidente da CUT Piauí, Paulo Bezerra, ressalta que o principal objetivo desse Congresso é fazer a formação política do povo, para uma leitura das transformações positivas dos governos populares.

“Assim fazendo essa leitura, a gente construa uma proposta de Brasil para os brasileiros e brasileiras. Construir propostas que possam ser utilizadas, nesse ano eleitoral, com alternativa para a economia e cenário político. O projeto do atual governo é excludente, e principalmente com os menos favorecidos. Vivemos um momento de economia e política mascaradas, onde tudo é mostrado pela grande mídia como o governo quer e não da forma que é real, tentando convencer a população de que o momento é de avanço, mas é de regressão”, afirma o presidente da CUT Piauí.

Odaly Medeiros, vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí defende que os movimentos sociais e sindicais precisam se refazer na sua dinâmica e luta, lembrando que antes tínhamos um governo que não perseguia os trabalhadores, mas agora temos um governo ilegítimo, que ataca e afronta os trabalhadores.

“Esse Congresso do Povo está acontecendo em todo o país, fortalecendo e se estruturando para uma grande luta para reconquistar direitos que estão sendo tirados. Esse atual governo está liquidando o patrimônio público, vendendo o que é do povo e tirando direitos dos trabalhadores, tais como a nova Lei Trabalhista e Terceirização. Com a participação de todos os movimentos sociais, sindicais, estudantis, todos juntos temos como formar um bloco de resistência em todo o país”, disse Odaly Medeiros, vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí.