Entidades iniciam negociações com Banpará e querem proposta já na próxima rodada

As negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2017 do funcionalismo do Banpará iniciaram, nesta segunda-feira (22). Logo na abertura dos trabalhos, Contraf-CUT, assessorada pelo Sindicato dos Bancários do Pará e pela Fetec-CUT Centro Norte, ponderou que o calendário de negociações com a Fenaban neste ano está diferenciado e que a proposta geral à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria deverá ser apresentada ao Comando Nacional já no próximo dia 29, o que exigirá do Banpará uma mesa específica mais célere e propositiva nesta Campanha.

Nesse sentido, as entidades sindicais solicitaram ao Banpará uma proposta geral à minuta especifica do seu funcionalismo na próxima rodada marcada para o dia 1º de setembro, às 15h, na matriz do banco. Nessa mesma data e local, às 9h30, haverá uma mesa específica para tratar sobre o PCS.

“Essa primeira mesa de negociação foi tranquila, conseguimos iniciar o debate sobre pontos importantes para o funcionalismo do Banpará, como o PCS, e nossa expectativa é avançar nas discussões de forma propositiva no sentido de construir a melhor proposta de ACT para os bancários e bancárias do Banco do Estado”, destacou Rosalina Amorim, secretária de Assuntos Socioeconômicos e presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará.

Resumo da rodada (Clique aqui para ver minuta Banpará na íntegra)

Artigo 5º. ISENÇÃO DE TARIFAS E JUROS PARA OS EMPREGADOS

Artigo 6º. 13ª CESTA E AUXÍLIO REFEIÇÃO

Artigo 7º. FREQÜÊNCIA LIVRE DO DIRIGENTE SINDICAL

Artigo 8º. DELEGADO SINDICAL

Artigo 9º. LIBERAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES SINDICAIS

Artigo 13. QUEBRA DE CAIXA PARA TESOUREIROS E COORDENADORES DE PAB’s

Artigo 14. GRATIFICAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO SAC

Artigo 15. ISONOMIA SALARIAL PARA COMISSIONADOS

Artigo 16. REAJUSTE DAS COMISSÕES

Artigo 17. INCORPORAÇÃO DE 10% DA COMISSÃO

Artigo 18. GARANTIA DE PERMANÊNCIA NA FUNÇÃO COMISSIONADA

Artigo 19. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Artigo 52. PAGAMENTO DE SALÁRIOS AOS APOSENTADOS NA ATIVA

Destaques da negociação:

Artigo 9º. LIBERAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES SINDICAIS: Banco fará análise de mudança de redação.

Artigo 13. QUEBRA DE CAIXA PARA TESOUREIROS E COORDENADORES DE PAB’s: Banco diz que corrigirá pela Fenaban.

Artigo 14. GRATIFICAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO SAC: Banco fará análise sobre valorização desse segmento para apresentar proposta na próxima reunião.

Artigo 17. INCORPORAÇÃO DE 10% DA COMISSÃO: Banco discutirá internamente na sua diretoria para retomar esse ponto na próxima reunião com apresentação de proposta.

Artigo 18. GARANTIA DE PERMANÊNCIA NA FUNÇÃO COMISSIONADA: Banco diz que já pratica esta reivindicação de forma administrativa, mas aceita que entidades apresentem nova redação para avaliar.

Artigo 19. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS: Discussão ocorreu a partir das reivindicações que já tramitam na justiça: efetiva participação das entidades sindicais na construção do Plano, critérios para promoção por merecimento e correção das distorções na tabela do PCS. O debate foi suspenso para ser retomado na próxima reunião específica para esse assunto, quando o banco deverá apresentar proposta completa para o PCS.

Artigo 52. PAGAMENTO DE SALÁRIOS AOS APOSENTADOS NA ATIVA: Entidades apresentarão proposta de ajuste na redação na próxima reunião.

Para os demais artigos debatidos o banco disse que seguirá o texto do Acordo Coletivo atual.

Principais reivindicações no Banpará:

– Mais contratações

– Mais segurança

– PLR Social

– Transparência nas seleções internas

– Critérios para descomissionamentos

– Fim do assédio moral

– Implantação definitiva de um PCS justo para todos

– Imediata efetivação nas funções

– Auxílio refeição e cesta alimentação de aniversário

– Redução de jornada sem redução de salários para cargos comissionados

– Inclusão de ascendentes e descendentes no plano de saúde

– Reembolso do plano de saúde particular

– Continuidade no plano de saúde

– Espaços de descanso em todas as unidades

– Adicional de insalubridade

– Licença prêmio para todos

– Fortalecimento do Banpará com retorno dos rendimentos para o banco.