Niterói: Nova diretoria do Sindicato é empossada

A nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região para o quadriênio 2018-2022 tomou posse na quinta-feira (13). A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de Maricá. Na ocasião, Jorge Antônio Martins de Oliveira, conhecido como Jorge Porkinho, assumiu oficialmente a presidência da entidade.

Com presenças como Marcelo Rodrigues, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RJ), Darby Igayara, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), o tom da cerimônia foi o enfrentamento contra a retirada de direitos e os novos desafios das entidades sindicais.

Izabel Oliveira, Secretária de Comunicação da Prefeitura de Maricá, representou o prefeito Fabiano Horta, acompanhada do também secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais.

A solenidade foi prestigiada ainda por dirigentes de partidos, advogados e pelo presidente e vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região, Cláudio Vigilante e Paulo Henrique.

O agora ex-presidente Luís Cláudio Caju, em seu último discurso à frente da entidade, fez uma breve prestação de contas de sua gestão. “Hoje entregamos uma entidade muito melhor para enfrentar as lutas que virão”, disse.

Jorge Porkinho fez questão de destacar a unidade como condição para o sucesso na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

“Agora é hora do nós. Não tem eu ou você, somos nós, juntos, toda diretoria que conseguiremos defender os direitos dos trabalhadores. Vamos trabalhar, toda diretoria, sempre em prol do bancário”, afirmou.

O Sindicato dos Bancários de Niterói e região, com 72 anos de fundação, tem mais de quatro mil bancários em sua base territorial que abrange 16 municípios da região metropolitana, zona da mata e Região dos Lagos.

A escolha de Maricá para realização da solenidade de posse é um contraponto ao momento que o Brasil vive de ataque aos governos progressistas e, consequentemente, aos trabalhadores. Maricá, hoje, é uma das poucas prefeituras progressistas no Estado do Rio.