Posse da nova direção do Inspir

A nova direção do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir) tomou posse na última quinta-feira (7/6). O evento foi realizado na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em São Paulo. O Secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Almir Aguiar, eleito membro titular do Conselho Fiscal do Inspir, destacou a importância da instituição no debate racial em toda América. “A discriminação e o preconceito precisam ser combatidos em todos os espaços no mercado de trabalho, na vida e no mundo. O Inspir é uma ferramenta importante nesta tarefa”, afirmou Almir.

Um dos setores de maior desigualdade é o setor bancário, onde o II Censo da Diversidade mostrou, em 2014, que, dos 500 mil bancários brasileiros, somente 24,7% são negros. Segundo este censo, o salário do negro é 27% menor do que o do trabalhador branco. Os bancários negros não têm o mesmo acesso aos cargos mais remunerados das chefias e a cor da pele é um impeditivo para ascensão profissional.

Em 1994, os sindicalistas da CUT e diversas outras centrais sindicais realizaram a I Conferência Sindical Interamericana Pela Igualdade Racial, na cidade de Salvador-BA. Já em agosto de 1995, foi realizada a II Conferência Internacional de Sindicalistas em Washington nos Estados Unidos, onde a principal deliberação foi a criação de uma Fundação cujo nome seria, Fundação Zumbi dos Palmares-Martim Luther King. Em reunião no Brasil em novembro de 1995, os dirigentes sindicais negros do Brasil, apresentaram para as centrais sindicais a proposta de criar um Instituto. Neste sentido, deliberou-se pela criação do Instituto, que deveria ser fundado quando das comemorações dos 300 anos de Zumbi dos Palmares. Desta forma, a solenidade de Instalação do Inspir ocorreu na sede da OIT no Brasil, em Brasília em 20 de novembro de 1995, com a presença de autoridades, movimentos sociais brasileiros e internacionais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram