Sindicato dos Bancários da Paraíba: 75 anos de lutas e conquistas

Nesta segunda-feira (24), o Sindicato dos Bancários da Paraíba completou 75 anos de sonhos, lutas e conquistas, logo após o encerramento da maior greve da categoria, que resistiu bravamente ao massacre neoliberal do governo golpista de Michel Temer, e a volta do movimento sindical CUTista à Casa de Napoleão Laureano, com a eleição do presidente do Sindicato, Marcos Henriques, para a Câmara de Vereadores de João Pessoa.

“Temos orgulho de fazer parte da história de uma Entidade que sempre esteve na vanguarda dos movimentos sociais; que resistiu à repressão durante os anos de chumbo da ditadura militar; que participou ativamente do processo de redemocratização do País; que resistiu bravamente às privatizações durante do governo FHC e, em especial, a luta contra a privatização do Paraiban (Banco do Estado da Paraíba) no governo José Maranhão; que contribuiu para conduzir ao Palácio do Planalto um governo democrático popular, capitaneado por um sindicalista nordestino”, exaltou Marcos Henriques, presidente do SEEB-PB.

Marcelo Alves, secretário geral do Sindicato que vai substituir Marcos Henriques, quando o presidente for assumir seu mandato na Câmara Municipal de João Pessoa, também falou sobre a história do SEEB-PB. “Ajudamos a construir uma estrutura sindical forte e combativa; participamos da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT); associamo-nos ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); participamos da criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE)”, enalteceu.

Ao tempo em que esteve à frente das lutas em defesa dos trabalhadores, com foco no movimento dos bancários, o Sindicato também não se descuidou de sua responsabilidade social, ao desenvolver projetos sociais que atendessem demandas das comunidades circunvizinhas. Da mesma forma, este septuagenário vigoroso também vem apoiando e produzindo atividades culturais.

A maior realização cultural da Entidade é o Bancarte – mostra de cultura e artes. O evento, de repercussão estadual, regional e nacional, já está consolidado no calendário cultural da cidade de João Pessoa e se prepara para o oitavo ano de sucessos. Anualmente o Sindicato realiza o “Arraiá da Capitá”, dentro dos festejos juninos, e o “Carnaval Tradição”, além de apoiar o bloco Os Borrachudos na “Quarta-feira de Fogo” das Muriçocas de Miramar, dentro do projeto Folia de Rua.

Por quatro anos e meio as gravações do programa Cantos & Contos deram visibilidade ao Sindicato como agente de difusão cultural, que agora segue com o apoio ao programa Nordeste Sim Sinhô, que também busca a preservação da cultura nordestina por excelência e é gravado na sede da Entidade sindical.

O Sindicato dos Bancários da Paraíba não é só um CNPJ, uma sede bonita na Avenida Beira Rio ou uma diretoria; é muito mais do que isso. A Entidade tem como sustentação básica as bancárias e os bancários, ativos e aposentados, que lhes deram vida nessas sete décadas e meia de existência; e, com certeza, vão continuar alimentando os sonhos, encampando as lutas e colhendo as conquistas.

Parabéns a todos os que fazem parte dessa história de lutas e conquistas do Sindicato dos Bancários da Paraíba – Um Sindicato Forte!